Tuesday, February 18, 2014

Fevereiro 2014

Sawadii Kha!
É assim que a gente diz "oi" aqui na Tailândia!

   Primeiramente gostaria de agradecer o carinho, as orações, as cartinhas e mensagens e comentários! Como é bom saber que tenho o apoio de vocês! Saibam que vocês são instrumentos de Deus para nos encorajar!

A igreja em Chiang Mai
 Chegamos aqui na Tailândia muito bem e ficamos em Chiang Mai - a segunda maior cidade do país - durante 3 semanas. Tivemos um tempo muito bom para nos adaptarmos e aprendermos sobre a cultura e também para crescermos como equipe. Servimos a igreja onde ficamos hospedados, fizemos evangelismo nas ruas e convidamos a nossa vizinhança para aulas de inglês na igreja durante a semana. Fiquei muito feliz de poder servir alguns Tailandeses com aulas de inglês durante a noite - depois que a Ana dormia! - enquanto outra parte da equipe saía para evangelismo nas ruas. Também separamos tempo para adorarmos a Deus juntos e estudarmos a Bíblia em grupos.

Ao chegarmos aqui encontramos uma temperatura 40 graus acima da qual estávamos da Noruega. Ficamos doentes e algumas pessoas tiveram que tomar antibióticos – Aninha foi uma delas. Fomos muito bem atendidas no Hospital Ram de Chiang Mai e Aninha já está ótima, graças a Deus.

Burma fica logo atrás dessas montanhas
Semana passada viemos para Fang, perto da fronteira com Burma/Myanmar. Durante a ditadura militar que governou o país até recentemente, o nome do país foi mudado para Myanmar da noite para o dia, assim como o nome de várias cidades e ruas. Em 2010 o General Thein Sein foi eleito como presidente em eleições bastante questináveis, encerrando a ditatura - pelo menos nominalmente. As fronteiras são fechadas e vigiadas por militares. No entanto, reformas democráticas têm de fato acontecido no país: a censura da mídia foi reduzida
Família birmanesa trabalhando na produção de vassouras
com palha de arroz
recentemente e o presidente Thein Sein, ao visitar o Reino Unido (pela primeira vez em sua vida) em 2012, prometeu que não haveria mais presos políticos em Myanmar até o final de 2013. Guerras civis têm acontecido no país desde sua independência do Reino Unido em 1948. Em decorrência das guerras, muitas minorias étnicas fogem para outros países. Além disso, muitos meninos são vendidos como soldados ainda bem pequenos e muitas crianças são traficadas.
   Uma dessas minorias étnicas é o povo Shan, com o qual trabalhamos em uma escola organizada pelos missionários. As
Aninha ajudando na escola Shan
crianças ficam na escola de 08:00 às 14:00. Os missionários locais buscam e levam as crianças de carro todos os dias. Quando elas chegam em casa à tarde, elas lavam e cozinham enquanto os adultos não chegam das lavouras de laranja. A escola funciona em condições muito precárias, mas ainda assim fornece uma boa refeição para as crianças ao meio-dia. Todos que trabalham na escola são voluntários e as crianças não pagam nada para frequentar as aulas. No nosso primeiro dia na escola, as crianças nos viram chegando no carro e vieram correndo e gritando atrás de nós e nos receberam com abraços e beijos como se nos conhecessem há anos! Não consegui conter minha lágrimas, claro!
Escola do governo
Trabalhamos também em uma escola do governo uma vez por semana. Damos aulas de Inglês e falamos sobre o amor de Jesus! Os alunos são superaplicados, disciplinados, interessados e receptivos! Todos na escola nos receberam tão bem que chega a ser constrangedor!
         Durante a noite os outros da equipe saem para fazer visitas nas casas, geralmente das crianças da escola Shan. Eu geralmente fico em casa com a Ana, que vai pra cama por volta das 19:00. Alguns minutos atrás a equipe da visita de hoje voltou contando que duas pessoas que ouviram sobre Jesus pela primeira vez decidiram aceitá-Lo com Salvador de suas vidas! Glória a Deus!
         Estamos felizes de poder fazer parte do que Deus tem feito no meio desse povo! Deus é tão bom de nos permitir fazer parte dos planos e sonhos d’Ele!
         Para continuarmos fazendo esse trabalho contamos com as orações e contribuições de vocês! Mais uma vez, muito obrigada pelo apoio e carinho!

  Um grande abraço,
    Marina.

Caixa Economica Federal
Ag. 0089
Op. 001
Cc. 00002298-9
Marina Nogueira Marques

CPF: 070.813.306-14

No comments:

Post a Comment